sábado, 13 de fevereiro de 2016

Já que a ponte caiu...




A ponte situada no lado direito já não existe tal como se vê na imagem (GoogleMaps). A subida das águas do Sousa, nos últimos dias, arrancou um pilar e ela caíu. O que resta vai agora ser demolido, como aliás já estava previsto.




O tabuleiro partiu-se ao meio quando lhe faltou o apoio do pilar central.
(Imagem: Correio da Manhã)

http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/mau_tempo_ponte_sobre_o_rio_sousa_gondomar_cede_sem_causar_vitimas.html




A menos de 400 metros a montante da ponte agora caída, encontra-se a antiga estação elevatória de Foz do Sousa, ponto de captação de águas para abastecimento da cidade do Porto. Actualmente a cidade é abastecida por captação de águas subterrâneas no Douro, na zona da Barragem de Crestuma-Lever.

http://portoarc.blogspot.pt/2013/04/abastecimento-de-agua-cidade.html

Gastão de Brito e Silva, no seu blogue "ruin'arte", publicou uma interessante reportagem fotográfica sobre a estação elevatória abandonada:
http://ruinarte.blogspot.pt/2011/02/central-de-captacao-de-agua-de-foz-do.html

(Recomendo — e não é a primeira vez que o faço — a leitura deste blogue, um verdadeiro repositório do património abandonado de Portugal, feito na medida das possibilidades do seu autor.)

 

Imagem: Google https://goo.gl/maps/3D1R8MJvCpu

Tal como é referido no texto do "Público" (ligação: https://www.publico.pt/local-porto/jornal/porto-dagua-160530), a musealização deste espaço já foi prometida pela Câmara Municipal do Porto, mas, como quase sempre acontece neste tipo de projectos, depressa caiu no esquecimento.


Noutras paragens, há quem invista na preservação do "ferro-velho". Mas claro que nós não somos dessas snobices...