![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEievLiKYdijBTFzyn_wQQApqJWwK3Qp-t64al0mftg5t5EP841syr7qo4UNgCCmRmhCQZ9v_T6XFUvW2LO8N26R0nnmwVOlMmNaiFacAiWZOVj61tDhQMI8knskXLWvex5RfhsE2baExLw/s640/casteloderichat.jpg)
No Google Earth, a referência (feita em espanhol) às ruínas de um castelo português, situadas bem perto da chamada Estrutura de Richat (estrutura geológica de forma circular, com o aspecto de anéis concêntricos), na Mauritânia.
A foto mostra as ruínas que, na imagem de satélite, aparecem rodeadas por uma qualquer estrutura delimitando o espaço, talvez um muro ou vedação.
Dentro do espaço delimitado, abaixo das ruínas do "castelo", nota-se um padrão de sombras podendo hipoteticamente corresponder a vestígios de outras construções, ao apresentar bastantes ângulos rectos aparentes.
Esse castelo ou forte aparece referido na página (em Inglês) Wikipedia sobre a localidade histórica de Ouadane, que enumera diversas fontes bem identificadas e seria na realidade um entreposto destinado a explorar rotas comerciais: ouro, sal e escravos. A página em Português alude igualemente ao assunto, mas não apresenta referências.
https://en.wikipedia.org/wiki/Ouadane
In 1487 a “feitoria” (trading factory) was founded inland in Ouadane (Ouadan, Uadem, Audem or Wadan). ...”.
http://www.colonialvoyage.com/arguin-portuguese-fortress-mauritania/